PESQUISA

EDUCAÇÃO

GESTÃO DE FAUNA

CLIENTES

PARCEIROS

PROJETOS

TRABALHO VOLUNTÁRIO

ENDEREÇOS

CONTATO

GESTÃO DE FAUNA

PRONTIDÃO 24H

 

 

 

 

 

 

A equipe do Gremar é altamente especializada e atua 24h por dia, sete dias por semana, para atender em menor tempo ocorrências envolvendo animais feridos, encalhados ou em óbito. Caso você aviste um animal vivo e que necessita de socorro, não toque, evite aglomerações e contate-nos imediatamente, para que possamos salvar mais vidas.  Ligue (13) 3500-1469 / 7807-0948 / 0800 642 3341.

 

FAUNA OLEADA

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre nossas competências, desde 2007, está o manejo de fauna atingida por óleo. Realizamos o primeiro atendimento de animais marinhos envolvidos em derrames de petróleo. Também respondemos às emergências ambientais que envolvem animais selvagens em qualquer cenário que apresente risco ambiental, caso de operações offshore, zonas costeiras, águas abrigadas, ou ainda, no solo, quando vítimas da interação com atividades industriais.

A preparação, mobilização, resposta e utilização de técnicas adequadas de reabilitação dos animais contaminados por hidrocarbonetos e derivados minimizam os danos ecológicos. Dispomos de área para descontaminação dos animais vitimados e contamos com o apoio de parceiros distribuídos estrategicamente em outros estados para o atendimento e emergências.

 

SERVIÇOS

 

 

 

 

 

 

MONITORAMENTO DE FAUNA SILVESTRE

Monitoramento da fauna silvestre, com identificação, qualificação e avaliação do comportamento da região sob atenção.

 

ELABORAÇÃO DE PLANO DE FAUNA

Planejamento e levantamento das espécies protegidas, dos grupos prioritários em casos de emergências ambientais e promoção de plano estratégico e tático para tais ocasiões.

 

OPERACIONALIZAÇÃO DE PLANO DE FAUNA

Implantação e gerenciamento de planos de proteção de fauna.

 

PMAVE – MONITORAMENTO AMBIENTAL

Planejamento e levantamento das espécies protegidas, dos grupos prioritários durante as atividades de Sísmica, além de promoção de plano estratégico e tático para tais ocasiões.

 

TREINAMENTO PRÁTICO

 

 

 

 

 

 

Por meio de exercícios de simulados, em treinamento prático, padronizamos a atuação de equipes em emergências envolvendo vazamento de óleo, permitindo testar os recursos disponíveis e alinhar procedimentos.

 

REABILITAÇÃO

RESGATE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Gremar resgata animais marinhos e costeiros (aves, quelônios e mamíferos) que encalham nas praias da Baixada Santista, isto é, nos 2.373 km² de área compartilhados por nove municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O Instituto conta com o apoio de autoridades locais como Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Guarda Civil Metropolitana, Guarda Náutica, bem como da população local para realização dos resgates. Em caso de animais em óbito, o resgate destina-se à realização de necropsia e estudos para ações posteriores, sejam de prevenção ou emergenciais.

 

REABILITAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma vez resgatados, os animais são encaminhados para o CETAS – Centro de Recepção e Triagem de Animais Marinhos, no Guarujá, ou na Base de Estabilização de Itanhaém. Lá os animais são submetidos a exames clínicos para diagnóstico e definição do tipo de tratamento, inclusive cirúrgico, se necessário, dieta, medicações, etc. Durante o período de tratamento, todos dispõem de cuidados em tempo integral, com toda estrutura (tranques, recintos, equipamento clínico) para permanência por tempo indeterminado, até que reúnam condições de regressar ao habitat natural.

 

SOLTURAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As solturas são realizadas periodicamente em alguns pontos do litoral, especialmente na Praia de Iporanga, no Guarujá, cujas características e condições ambientais habitualmente mostram-se bastante favoráveis ao reencontro dos animais com a natureza.

valores

Responsabilidade Ambiental | Sustentabilidade | Ética | Transparência | Melhoria Contínua dos Serviços Prestados e Atividades Realizadas

 

unidades

Após seis anos instalado na Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, onde colocou em funcionamento o primeiro centro especializado no tratamento de animais marinhos do Estado de São Paulo, o Gremar inaugurou o CETAS - Centro de Recepção e Triagem de Animais Marinhos – localizado na Base de Monitoramento Ambiental, no Canal de Bertioga, em 2013. Fruto de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, o local dispõe de um hospital veterinário para animais marinhos e de toda a estrutura necessária para a reabilitação e soltura destes.

Em 2016 passou a contar também com a Base de Reabilitação na Praia dos Pescadores, em Itanhaém (SP), como unidade de apoio. Com ambulatório para atendimento, recintos para aves e tanques para quelônias e pequenos mamíferos, tornou-se um importante ponto estratégico para prestação de primeiros atendimentos aos animais vivos que encalham entre os municípios de Praia Grande e Peruíbe, até que eles reúnam condições de transferência para a base guarujaense.

 

Além disso, mantém sede administrativa no Jardim Guaiúba, que serve de base de controle para as operações das demais unidades.

 

DIRETORIA

Presidente: Valéria Raquel de Araujo / Vice Presidente: Claudio Leal Pelegrini

 

Diretora de Divulgação: Mariella Baldini /  Diretora de Educação: Eliane Napolitano Raduan

 

equipe técnica

Coordenadora Técnica: Andrea Maranho - Veterinária e responsável técnica.

 

Gerente de Base: Rosane Fernanda Farah - Bióloga e responsável técnica.

 

Gestão de Recursos Humanos e Financeiro: Regiane Nunes

 

CONTATOS

(13) 3500-1469 - (13) 3395-7000 - (13)3426-8168 (base de itanhaém)

contato@gremar.org.br

ENDEREÇO

Estrada Guarujá-Bertioga,

Km 13,5 – Guarujá – SP.

PRONTIDÃO 24H

Caso você aviste um animal

encalhado ligue imediatamente para:

 (13)  7807-0948

redes sociais

 

Desenvolvido por MS CONTENT