PESQUISA

EDUCAÇÃO

GESTÃO DE FAUNA

CLIENTES

PARCEIROS

PROJETOS

TRABALHO VOLUNTÁRIO

ENDEREÇOS

CONTATO

PROJETOS


PMP-BS – PROJETO DE MONITORAMENTO DE PRAIAS DA BACIA DE SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Gremar é uma das doze entidades que integram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A iniciativa foi colocada em prática em agosto de 2015, com o intuito de monitorar diariamente 800 km do litoral dos estados do Sudeste e Sul do Brasil, desde Ubatuba, no estado de São Paulo, até Laguna, em Santa Catarina.

 

Nessa primeira fase do projeto, a PETROBRAS (instituição empreendedora) firmou contrato com a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), instituição executora, atuando com o licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A segunda fase será entre as cidades de Paraty e Maricá, no Rio de Janeiro.

 

Além do Gremar, integram o PMP-BS  a Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto de Pesquisas Cananeia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Projeto Baleia Franca, Projeto Biopesca, e Projeto Tamar (SC/SP). Essas instituições realizam resgates, atendimentos veterinários e reabilitações de aves, tartarugas, baleias e golfinhos.

 

O projeto, articulado pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) e Coordenadoria de Projetos e Prestação de Serviços, tem duração de 21 meses e é condicionante do licenciamento ambiental, conduzido pelo Ibama, das atividades de produção de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

 

Contato:  0800 642 3341

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Gremar integra o movimento internacional “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, maior ação global para limpeza do planeta, apoiada pela ONU. Ele é promovido por  diversas instituições que atuam com conservação costeira, marinha e políticas públicas. No Brasil, a ação é conhecida como Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.

 

A mobilização ocorre sempre no terceiro sábado do mês de setembro, quando voluntários vão às praias, rios, praças, parques, cachoeiras e trilhas coletar o lixo descartado indevidamente pelos frequentadores dos locais.

Em números gerais, mais de 35 milhões de pessoas já participaram de uma atividade do DMLRP, o que tem possibilitado uma importante mudança de atitude e comportamento em escala global.

 

Além da coleta do lixo, o DMLRP abrange campanhas educativas, shows , mostras artísticas, plantio de árvores e criação de centros de reciclagem, entre outras iniciativas paralelas. É uma tendência que o Gremar abraçou e, a cada ano, tem resultado em uma programação mais abrangente e eclética.

educação ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Gremar realiza periodicamente ações visando promover a educação ambiental junto à comunidade, agentes e autoridades municipais e alunos da rede pública. Organizamos ações voluntárias coletivas, orientamos e compartilhamos informações úteis para que as boas práticas ambientais possam se multiplicar nas praias, salas de aula e sociedade. Ao gerar oportunidades para a discussão, reflexão, proposição e execução de ações transformadoras, o Gremar busca sensibilizar as pessoas sobre a importância de desenvolver atitudes positivas em relação ao meio ambiente, bem com o exercício de uma postura consciente quanto ao tema.

 

BASE DE ITANHAÉM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Unidade de Estabilização do Gremar funciona há desde o início de 2016 em Itanhaém e dispõe de sala climatizada, ambulatório para atendimento, cozinha para o preparo da alimentação dos animais, recintos para aves e tanques para quelônias e pequenos mamíferos.

 

Além disso, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, o espaço sedia atividades de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino, fortalecendo sua ação institucional.

 

 

 

 

CONTATOS

(13) 3500-1469 - (13) 3395-7000 - (13)3426-8168 (base de itanhaém)

contato@gremar.org.br

ENDEREÇO

Estrada Guarujá-Bertioga,

Km 13,5 – Guarujá – SP.

PRONTIDÃO 24H

Caso você aviste um animal

encalhado ligue imediatamente para:

 (13)  7807-0948

redes sociais

 

Desenvolvido por MS CONTENT